Bolsa atleta está ameaçado no governo Bolsonaro
- Podium
- 21 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
O Bolsa atleta é um programa do Ministério do Esporte, criado em 2005 patrocina individualmente atletas e para-atletas de alto rendimento em competições nacionais e internacionais de sua modalidade. Existem seis categorias de bolsa: Atleta de Base , Estudantil, Nacional, Internacional, Olímpico/ Paraolímpico e de Pódio.

Autor(a): Tayná Chagas
Esse programa auxilia financeiramente atletas que buscam dedicar-se ao esporte inteiramente, o que geralmente não é possível, pois financeiramente é uma carreira muito incerta. Apesar desse benefício, muitas pessoas tentam conciliar trabalho e esporte, o que muitas vezes acaba por prejudicar o desempenho em ambas as atividades. Bernardo Campos, 20 anos, começou a jogar futebol aos 11 anos de idade, sempre quis ter o esporte como profissão, mas conta como ficou difícil conciliar a faculdade com os gramados, “ A rotina ficou muito pesada desde o ano de vestibular, e eu não conseguia render cem por cento em nenhum dos dois, meus país eram contra seguir no futebol e eu também, porque não da pra saber se vai dar pra viver disso”.

O presidente eleito Jair Bolsonaro já declarou que o esporte deve perder status de ministério, está em seus planos fundi-lo ao ministério da educação, em entrevista ao site UOL, Bolsonaro disse que planeja manter o Bolsa Atleta, mas não como ele é hoje, “ o tamanho do programa vai depender do orçamento”, declarações como essa deixam os atletas preocupados, pois o auxílio já não contempla os esportistas com uma quantia tão boa.
Eduardo Azevedo, 20 anos, joga basquete desde os 8 anos, ganhou sua primeira bolsa aos 14 anos, após uma vitória nacional, “ eu vi de perto o quanto a bolsa foi importante pra alguns amigos meus, eu vi de perto o quanto esse detalhezinho pode ajudar uma pessoa, e se a gente parar pra pensar, não é tanto dinheiro assim, 500 reais por mês, vindos do governo, mas pra eles fez muita diferença”. No caso de Eduardo, o valor da Bolsa subiu para 500 reais porque a equipe conquistou o terceiro lugar nos jogos escolares brasileiros por dois anos consecutivos.
Comentários