top of page
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

REPORTAGENS

Parque 13 de Maio é refúgio para quem quer se exercitar no centro do Recife

  • Foto do escritor: Podium
    Podium
  • 22 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de nov. de 2018

Imagem: Isabelle Barbosa

O Parque 13 de Maio é ideal para quem quer caminhar, correr, pedalar e praticar ginástica com mais tranquilidade. Localizado no bairro de Santo Amaro, o parque possui 6,9 hectares, e é a maior área verde da região central e o primeiro parque urbano do Recife, sendo inaugurado em 1939. Em 2011, o parque ganhou uma academia popular, do projeto Academia das Cidades.


O núcleo do programa ocupa atualmente uma área de 340 metros quadrados do parque, onde são oferecidas aulas de ginástica, dança, práticas desportivas, além de equipamento de musculação, entre outras atividades, todas acompanhadas por educadores físicos. O espaço conta ainda com quiosque para suporte aos profissionais e acondicionamento de material. O projeto também conta com rampas de acesso para pessoas com necessidades especiais, pranchas para a prática de abdominais, pisos táteis, ideais para deficientes visuais e barras de alongamento. Já para quem gosta de corrida, o parque oferece uma pista de 980 metros, específica para essa prática.


Por está localizado na área central do Recife, o parque atinge um público variado entre trabalhadores, estudantes, habitantes do centro da cidade e turistas. A dona de casa Marlene Gomes, moradora do bairro, frequenta a academia do parque junto com o marido há 6 anos. “Esta é a minha segunda família. Venho com o meu marido para cá desde a inauguração. Antes eu sofria de tanta coisa que você nem imagina. Agora sou outra pessoa”, afirmou.


Imagem: Isabelle Barbosa

Vandepaula Moraes, uma das professoras do espaço, ressalta o bem que o programa proporciona na vida das pessoas. “Acredito muito na troca de energias e esse programa é fabuloso por facilitar isso aos alunos. Quem chega aqui com algum problema seja de saúde ou até mesmo emocional, sai outra pessoa. E isso tudo é graças aos próprios alunos que buscam no exercício uma forma de transformar a vida”, contou a profissional, que já atua no programa há quatro anos.


Qualquer pessoa pode utilizar os equipamentos e participar das aulas de ginástica gratuitamente. A demanda é espontânea e para participar é necessário levar duas fotos 3x4, preencher um cadastro com informações pessoais, além de passar por uma avaliação física, onde são coletados o peso, a altura, e são aplicados testes de força dos membros e de flexibilidade, além de ser necessário aferir a pressão arterial. As práticas acontecem de segunda à sexta-feira, das 5:30h às 8:30h e das 17:30h às 18:30h.

Comments


© 2018 by Claudio Silva. Proudly created with Wix.com

bottom of page