Pilates: História e Prática
- Podium
- 29 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de nov. de 2018
Método desenvolvido por Joseph Pilates há mais de 100 anos é um dos mais completos já criados principalmente pela atuação na saúde corporal e mental .

Todos já ouviram falar dessa modalidade, mas poucos sabem sua origem, seus benefícios e sua prática. O pilates, chamado primeiramente de “contrologia”, é um exercício antigo, criado em meados dos anos 20 pelo atleta alemão Joseph Pilates. Sendo um tipo de atividade física que busca o controle dos músculos do corpo, o fortalecimento da musculatura e melhora da flexibilidade. Hoje, alguns médicos o consideram uma forma de terapia, por ser um exercício individualizado.
Anália Garcia, especialista em ginastica de manutenção e atividade física, confirma que o pilates pode auxiliar no desenvolvimento emocional e beneficiar a saúde mental. Segundo ela, isso acontece através do Autêntico Método Pilates que trabalha não só o vigor do corpo físico. Ele também tem uma forte atuação na capacidade mental, ajudando a desenvolver as competências de concentração, criatividade, força de vontade, memória e as inteligências visual, auditiva e sinestésica.
“No geral, é como Joseph falava, a prática ajuda a desenvolver o sexto sentido, que é a intuição. Visto que o exercício físico melhora as conexões do cérebro e libera substâncias prazerosas, como a endorfina”, completa Anália.
Jessica Ramalho, começou a praticar pilates em maio de 2016, por indicação da sua psicóloga. “Ela disse que eu precisaria fazer uma atividade física, pois isso ajudaria minha saúde mental, já que eu tinha parado as aulas de dança e não queria musculação por conta de ser muito repetitivo”, disse.

Segundo a praticante, nesses dois anos, os benefícios já são inúmeros, como por exemplo, a melhora na ansiedade. Hoje, ela tem um momento que desestressa, sai da rotina e ainda faz novos amigos. “Depois da pratica, eu ganhei definição muscular, melhorei a respiração e força, e ainda conquistei uma resistência muito grande para correr,” comenta.
Ela pratica pilates 4 vezes por semana, duas no estúdio e as outras em casa e durante esse tempo, Jessica já teve várias experiências. A primeira foi de um exercício que não conseguia fazer, pois logo no início sofria muito com sintomas de labirintite, mas com o esse exercício físico, os sintomas sumiram e hoje praticamente não sente nada . “Eu queria muito fazer esse exercício e quando eu conseguir fazer foi um marco muito grande, uma superação para mim”, confessa.

Com base em aspectos fisiológicos, anatômicos e cinesiológicos, o pilates se alicerça a partir de seis princípios, os quais trazem a importância da harmonia, do controle e do domínio dos movimentos e do próprio corpo.
Basicamente, as aulas costumam durar cerca de 45 minutos a uma hora. Hoje, é possível encontrar várias academias que possuem espaço para executar essa atividade, já que antigamente só era viável fazer a modalidade em estúdios.
Lays Dhayanna, estudante de fisoterapia, é professora de pilates na academia Perfformance Fitness, no bairro das Graças e ensina cerca de 30 alunos por dia, de segunda a sexta. “Hoje se fala muito dessa atividade física e acredito que os donos de academia sentiram a necessidade de trazer essa modalidade tão importante, para o ambiente que possui musculação, aeróbica, dança etc”, comenta.

Durante as aulas, a professora teve uma experiência incrível. Começou a ensinar uma aluna de 79 anos, portadora de marcapasso. Segundo ela, a idosa não tinha muita coordenação, nem flexibilidade, além das suas limitações por conta da idade e do marcapasso. Mas com o decorrer das aulas ela melhorou significativamente e hoje pode fazer todo tipo de exercício, inclusive pilates suspenso.
Essa atividade física pode ser praticada por qualquer pessoa que deseja experimentar . Ela é amplamente indicada para pessoas com problemas articulares, lesões após exercícios físicos, gestantes e além de outros problemas de saúde. No entanto, o que muda é que essas pessoas farão atividades diferentes e personalizadas para seu tipo de problema.

Um pouco mais da história do Pilates
Tudo começou em 9 de dezembro de 1883 na cidade de Monchengladbach, perto de Dusseldorf, na Alemanha, onde Joseph Pilates nasceu. Filho de um ginasta premiado e de uma naturopata (ela fazia e recomendava o uso apenas de remédios naturais extraídos de ervas, pois para ela eram muito mais eficiente do que uma cirurgia por exemplo), Joseph sempre teve uma influência muito grande no quesito corpo e saúde. Porém o começo desta história de Joseph Pilates nem sempre foi tão feliz assim, até porque ele era muito doente e sofria de problemas como asma, raquitismo e febre reumática. Mas graças a grande influência de seus pais, ele começou a dedicar sua vida em favor da melhoria da sua saúde, onde focalizava a sua mente praticando técnicas respiratórias que o ajudavam com o problema da Asma.
Comments